quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chilenos exaltam vitória sobre o México

Cristiano Pavini - Santiago (Chile)

Poucos minutos após a vitória de virada de sua seleção sobre a desfalcada equipe mexicana, mais de dois mil torcedores chilenos invadiram a Plaza Itália em Santiago (capital do país) para comemorar o resultado. O êxtase era tanto que parecia que país havia se consagrado campeão da Copa do Mundo. Várias ruas foram bloqueadas, e alguns focos de violência (saques e depredação) foram registrados. Esse é um dos muitos exemplos do fanatismo dos chilenos com sua seleção.

Praticamente todos os vendedores ambulantes de Santiago possuem um estoque completo de bandeiras, bonés, camisetas, gorros e luvas da la Roja. O consumo é incentivado pela exaltação dos jornais (impressos e televisivos) locais, cujas manchetes nestes últimos dias estão sempre relacionadas à Copa América (superando, inclusive, as manifestações estudantis pela reforma universitária, que levou o presidente Sebastián Piñera a fazer uma declaração ao país em rede nacional na noite desta terça-feira).

Tamanho fanatismo ficou evidente no estádio de San Juan nesta segunda-feira. Mais de vinte mil chilenos formaram uma verdadeira mancha vermelha durante a partida, mostrando que estão dispostos a acompanhar a seleção em toda a competição.

Para o jogo desta sexta-feira (8), o entusiasmo é ainda maior. A partida será realizada em Mendoza, que fica a aproximadamente seis horas de Santiago. Praticamente não há mais lugares vagos nos ônibus que realizam o trajeto (algumas empresas, inclusive, subiram os preços para os últimos assentos restantes).

Estima-se que mais de 30 mil chilenos vão cruzar a Cordilheira dos Andes esta semana para torcerem presencialmente para seu país contra o Uruguai. A expectativa é tanta que todos os hotéis, hosteis e similares estão com os quartos cheios, levando a prefeitura de Mendoza a incentivar a população a hospedar os torcedores chilenos em suas casas.

É bom ressaltar que o caminho entre Santiago e Mendoza, apesar de lindo, é muito perigoso. Com o início do inverno, todas as montanhas do Paso Libertadores da América estão repletas de neve, que frequentemente invadem a pista e interditam a passagem. Além disso, os congestionamentos são constantes. A equipe de reportagem da Rádio Unesp Virtual realizou o trajeto de ônibus nesta sexta-feira (2), e verificou quilômetros de fila devido aos caminhões retidos da Aduana entre os dois países.

Valdívia

A relação entre o jogador do Palmeiras e os chilenos não é das melhores. Praticamente todos os torcedores questionados pela Rádio Unesp Virtual sobre o futebol do El Mago respondem com uma palavra: escândalo. As saídas noturnas de Valdívia são muito conhecidas pelos chilenos, e praticamente todos têm uma história a mais para contar. A última, que nos foi informada por um motorista de ônibus de Santiago, é de que algumas fotos pornográficas do jogador foram vazadas na internet durante um bate papo on line caliente entre o jogador e uma mulher.

Enquanto isso, o atacante Alexis Sánches vive sua lua de mel com os torcedores. Muito perto de acertar contrato com o Barcelona, o jogador foi o principal destaque da equipe chilena na vitória contra o México, e uma das principais esperanças do país na conquista do título.

Melhores momentos da partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário