domingo, 19 de junho de 2011

YouTube vai transmitir Copa América ao vivo - Atualização: serviço não estará disponível para o Brasil

O Google anunciou nesta semana uma parceria com a Traffic Sports, empresa detentora dos direitos de transmissão da Copa América 2011, para a exibição ao vivo de todas as partidas da competição, através do canal www.youtube.com/copaamerica. 

O vice presidente da Traffic Sports, Enrique Sanaz, afirmou por meio da assessoria de imprensa que "esta Copa América será a mais digital, interativa e social de todos os tempos. E esta parceria sem procedente com o Youtube permitirá que os fãs do futebol em mais de 50 países tenham acesso à Copa América de uma maneira que nenhum outro evento esportivo jamais apresentou".

O canal já disponibilizou praticamente a íntegra de todos jogos dos anos de 2004 (Peru) e 2007 (Venezuela). Para já ir entrando no clima da competição, aqui está o link do segundo tempo entre Brasil e Argentina, que disputaram a final da competição em 2004. E abaixo segue o vídeo dos últimos dez minutos da partida, para quem não abre mão da narração do Galvão Bueno:

ATUALIZAÇÃO (19h07 - 20/07)
A transmissão será bloqueada no Brasil. Os usuários do país não terão acesso a nenhum jogo ao vivo do site, já que a Traffic vendeu os direitos de transmissão pela internet com exclusividade para a Rede Globo.  No entanto, segundo a assessoria de imprensa da emissora, o portal globoesporte.com transmitirá ao vivo todos os jogos para os internautas do país. Segue abaixo a íntegra da resposta enviada pela emissora após a indagação da Rádio Unesp Virtual:


Não há um conflito. A Traffic vendeu no Brasil os direitos de exibição da Copa América de TV Aberta e na Internet para a Rede Globo de forma exclusiva. Na TV fechada, foram vendidos para Sportv, ESPN e BandSports. O globoesporte.com vai transmitir todos os jogos da competição ao vivo, na internet, em território nacional.

Perguntamos, também, se a transmissão seria realizada por streaming, nos mesmos moldes da Copa do Mundo:

Sim, será no mesmo formato que fizemos na Copa de 2010 e na Liga dos Campeões. O sinal básico para a internet será o mesmo da transmissão para a televisão. Apenas quando a Rede Globo não exibir os jogos, haverá produção especial para a internet. Em alguns casos, a transmissão dos jogos na internet começará antes e terminará depois, como já fizemos em outras competições. Os jogos poderão ser vistos em computadores, desktops, laptops e netbooks, iPhones e iPads.

O bloqueio da transmissão do youtube para o país abrangerá todos os jogos da Copa América, e não somente os do Brasil. O mesmo ocorrerá na Colômbia e no Panamá, devido a acordos locais.

ATUALIZAÇÃO (23h47 - 20/07)
Resposta da assessoria de comunicação do Google (em inglês):


We don't talk about the specifics about our deal. What I can tell you is that the management of rights on different content sometimes vary country by country, and in some cases rights were not available for us to license, so therefore that content will not be shown. We work hard on trying the best to offer a new solution to engage and enjoy content online and we are very glad to see the interest of following one of the most demanding regional soccer competitions in YouTube where available through youtube.com/copaamerica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário