quarta-feira, 29 de junho de 2011

River Plate é rebaixado para segunda divisão

O River Plate, um dos clubes mais tradicionais da Argentina e da América Latina, foi rebaixado neste domingo para a segunda divisão do campeonato nacional.  Após dois anos de tensões, os Milionários finalmente sucumbiram às crises financeiras e brigas internas, e agora não fazem mais parte da divisão de elite do futebol argentino.

O melancólico empate em 1x1 em pleno estádio Monumental não foi suficiente para salvar a equipe do rebaixamento, já que havia perdido a primeira partida da Promoción (uma espécie de repescagem do campeonato argentino) por 2x0 para o Belgrano (time da segunda divisão que, com a vitória, conseguiu o acesso). A Gazeta Esportiva disponibilizou um vídeo com um resumo da partida.

A torcida (hinchas, como se diz aqui), é claro, não perdoou. Aos 44 do segundo tempo, antes mesmo da partida terminar, pedaços da arquibancada já eram arremessados dentro do gramado. A violência foi tanta que o juiz foi obrigado a encerrar o jogo com antecipação, para preservar a segurança dos jogadores.

Em seguida, houve conflito entre torcedores enfurecidos e policias, com mais de 30 detidos e muitos feridos. Veja aqui o vídeo (no portal do jornal Clarin) de alguns momentos do conflito:
Llanto y dolor entre los jugadores de River‎ e incidentes en las tribunas.(Gustavo Garello)
Foto: Gustavo Garello (retirada do portal Clarín)
Já os torcedores do Boca Júniors, principal adversário do River, comemoram como se fosse uma conquista de campeonato. Muitas, inclusive, fizeram carretas e saíram às ruas para comemorar. Em Rosário, uma das três maiores cidades argentinas, cerca de 150 torcedores faziam a festa em frente ao Monumento a La Bandera (um dos principais cartões postais do país), como mostra o vídeo filmado pela Rádio Unesp Virtual:


O Rebaixamento do River ainda é o principal assunto no país. Mesmo programas de televisão que geralmente não são dedicados ao esporte estão abordando o tema. Muito se fala sobre o destino do clube (afundado em dívidas) e sobre a violência de torcedores, que estão ameaçando de morte dirigentes e até o juiz que apitou a partida.  Essas ameaças podem fazer com que o River começa a segunda divisão com 6 pontos negativos.

Já o estádio Monumental, que sofreu sérios danos, ainda está confirmado como sede da Copa América. Com capacidade para aproximadamente 66 mil pessoas, ele receberá a final da competição no dia 24 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário